Boquinhas Puxa-Bocas

  • Disciplina/Habilidade: Língua portuguesa

Boquinhas Puxa-bocas é um jogo para treinar a soletração de palavras, para fixar o aprendizado das letras e sua correspondência sonora. É baseado no Método das Boquinhas e alicerçado na fonoaudiologia, sendo indicado para alfabetizar crianças e reabilitar os distúrbios da leitura e escrita.

O jogo Boquinhas Puxa-bocas possui 3 níveis de dificuldade, cada uma com 3 fases diferentes. Apresenta mais de 300 palavras e tem o objetivo dedesenvolver a leitura e escrita, corrigindo erros e trocas de letras. Nas fases 1 e 2, o aluno deve puxar para dentro do círculo as bocas na sequência da escrita da palavra. Quando acerta a sequência o jogo continua, vê-se o objeto, ouve-se o nome da figura e sua soletração (nome das letras). Na fase 3 trabalha-se o processo inverso, de síntese da soletração, ou seja, parte-se dos sons para se chegar em uma palavra. O jogador deve descobrir qual é a palavra correspondente às bocas apresentadas. Quando acerta, aparece a figura, sua escrita (letras) e ouve-se sua soletração (nomes das letras), seguida do nome do objeto.

O Método das Boquinhas é multissensorial e fonovisuoarticulatório. Utiliza -se da imagem de uma boca para converterum som em uma letra. Isso simplifica o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. O método utiliza-sa, além das estratégias fônicas (fonema/som) e visuais (grafema/letras), das articulatórias (articulema/boquinhas). Foi criado pela autora Dra. Renata Jardini, que tem 35 livros fundamentando a metodologia, com aceitação em todo território nacional e internacional.

Conteúdo licenciado:  Método das Boquinhas - Renata Jardini


Indicado para:
Idiomas disponíveis:

Habilidades de Aprendizado

  • Atenção e concentração
  • Consciência fonológica e fonoarticulatória
  • Consciência visuarticulatória
  • Conversão fonema/grafema
  • Decodificação
  • Memória visual e auditiva
teste 123 Representantes titular e suplente, respectivamente, dos servidores ativos. teste-PR

teste

Movida Locadora Charles Sperandio - CMO da rede -

“A PlayTable é uma inovação que agrada tanto as crianças quanto os próprios pais na área kids de nossas lojas, pois une conteúdo educativo e modernidade, além de ser um produto recreativo que atinge diferentes idades”

Prefeitura de Fraiburgo Tânia Ferreira - Sec. Educação -SC

A BNCC nos orienta: quanto mais flexível a sala de aula, mais fácil para o professor trabalhar. Com a PlayTable tivemos resultados até inesperados, situações de alunos que eram considerados sem capacidade de alfabetização. E com utilização deste recurso conseguimos que eles fossem alfabetizados.

Desenvolvido por:
Clique e cadastre-se em nosso
programa de desenvolvimento
Traga seu jogo para a PlayTable!

Se você é desenvolvedor de jogos e gostaria de mudar a realidade do ensino, traga o seu jogo para o maior plataforma educacional do Brasil.

Blog: Aprender Brincando

Veja outros posts em nosso blog!
BNCC na prática: como as escolas de Fraiburgo trabalham brincadeira e tecnologia

BNCC na prática: como as escolas de Fraiburgo trabalham brincadeira e tecnologia

Fraiburgo fica no oeste de Santa Catarina e possui 36 mil habitantes. Também é conhecida como “terra da maçã”, o que por si só já poderia...

Playmove apresenta nova geração da PlayTable e ferramenta de gestão pedagógica

Playmove apresenta nova geração da PlayTable e ferramenta de gestão pedagógica

A PlayTable é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos que já está presente em mais de mil escolas públicas e privadas de todo o Brasil....

Os benefícios da PlayTable em consultórios e clínicas

Os benefícios da PlayTable em consultórios e clínicas

Diversos estudos já comprovaram que ferramentas lúdicas em ambientes médicos e hospitalares geram impactos positivos em tratamentos infantis, com...