Três games para utilizar no processo de alfabetização

A ludopedagogia é uma aposta certeira quando o assunto é alfabetização. Aprender brincando, com dinâmicas divertidas e jogos educativos facilita a compreensão, raciocínio e arquivamento de informações. Além disso, as crianças que acabaram de entrar no ensino fundamental passam por uma mudança de rotina, em que muitas vezes as brincadeiras perdem o protagonismo. Por isso, trazer opções lúdicas para a rotina pode deixá-las menos sobrecarregadas e mais abertas à compreensão das lições apresentadas.

Hoje apresentamos três games especiais da PlayTable para auxiliar o período de alfabetização.

Confira:


- Aprendendo as letras: memorizar a escrita de cada letra do alfabeto, unir vogais e consoantes, e a partir daí formar palavras é o primeiro passo para os alunos aprenderem a ler e escrever. É um mundo novo para eles e um grande desafio. Esse momento que muitas vezes une frustrações por ainda não conhecer todas as formas pode ser menos pesado através de atividades lúdicas. O novo game da PlayTable, Alfabééto, foi pensado para estes momentos.



Nele o carneirinho Beto precisa de apoio das crianças para organizar as letras misturadas que vai encontrando pelo percurso e organizá-las de modo que formem palavras. São diversos puzzles em formatos diferentes que serão utilizados na montagem. Assim os alunos exercitam o raciocínio lógico e saem do pensamento mecânico para uma observação global da linguagem e do processo de alfabetização.

- Ampliando o vocabulário: quando começam a entender a formação de palavras e frases, o desafio passa a ser o conhecimento de novas expressões. Para que o vocabulário seja ampliado, a leitura e a contação de histórias são ferramentas fundamentais. Além disso, a PlayTable traz o game Ariê Detetive, em que os alunos precisam desvendar mistérios através de três desafios. Primeiro, precisam encontrar o nome de objetos em um caça-palavras. Também devem organizá-los para serem guardados dentro de um arquivo e, por fim, descobrir onde está um intruso em cada um dos grupos de objetos. As atividades auxiliam ainda no desenvolvimento da linguagem visual, percepção, concentração e raciocínio.



- Sinônimos, antônimos e significados: qual oposto de arcaico? E o significado de peralta? Essas são dúvidas comuns que vão surgindo durante a alfabetização e aguçam a criatividade dos pequenos. Neste contexto o jogo Tesouros do Faraó auxilia no entendimento do que são sinônimos, antônimos e nos significados de novas palavras. Com essa opção os jogadores devem desvendar os enigmas apresentados pela esfinge, e terão acesso a mais de 300 palavras diferentes. Ao combinar os pergaminhos com palavras relacionadas, as crianças conseguirão chegar ao tesouro escondido.





Teste os jogos antes de comprar!

Cristiano Sieves

Especialista em Ludopedagogia

Especialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.