Blog Aprender Brincando Blog Aprender Brincando
14 jan

Tecnologias para atrair a atenção das crianças na Educação

Tecnologias ludopedagógicas Tecnologias para atrair a atenção das crianças no ensino infantil

Você está preparado para atrair a atenção das crianças nesta era digital? Assim são chamados todos os que nasceram a partir de 1995, quando a internet começou a ganhar lugar nas nossas vidas. Segundo o Brasil Econômico, o cérebro dos nascidos na era digital não é diferente, mas os circuitos mudaram, eles utilizam principalmente o córtex pré-frontal que melhora a velocidade de decisão e facilita a realização de diversas tarefas ao mesmo tempo. Com isso surge o desafio: como usar tecnologias para atrair a atenção destes nativos digitais?

É comum que as crianças matriculadas atualmente na educação infantil e ensino fundamental demonstrem essas características de nativos digitais. Eles aprendem de diversas formas e gostam da variedade de informações: games, músicas, vídeos, e-books, entre outros. Os professores precisam aproveitar estes recursos para falar a mesma linguagem dos alunos, isso fará com que o aprendizado seja mais efetivo e agradável para as crianças. Confira algumas tecnologias para atrair a atenção dos seus alunos, compartilhe com outros professores e sugiram a implantação na sua escola.

Como tornar o aprendizado mais divertido

Robótica – A robótica integra diversas disciplinas e promove o aprendizado por meio da prática. A própria criança é responsável por desenvolver um projeto, estimulando o raciocínio lógico, a coordenação motora, criatividade e trabalho em equipe. É válido apresentar a robótica às crianças ainda na educação infantil para ensinar os conceitos básicos e já começar a despertar a curiosidade. A Olimpíada Brasileira de Robótica é cada vez mais procurada pelos estudantes, este ano teve 91.574 inscritos na modalidade teórica, enquanto a modalidade prática recebeu 2.533 equipes, um recorde de inscrições.

Minecraft – É uma espécie de “Lego virtual”, um jogo que pode ser usado para ensinar desde as cores primárias até inserir a linguagem de programação no cotidiano das crianças. A proposta do Minecraf é que a criança construa utilizando blocos, daí a similaridade com o famoso Lego. Ao perceber o potencial dessas tecnologias para atrair a atenção das crianças, as escolas já começam a incluí-las como ferramenta de ensino-aprendizagem.

Lousa Digital – É um recurso multimídia que contribui para o aprendizado. Sua tela sensível ao toque permite a navegação na internet, o que naturalmente já abre inúmeras possibilidades de fontes de informação e acesso ao conhecimento. É uma das tecnologias para atrair a atenção que permite apresentações tridimensionais, o que pode simplificar o aprendizado de disciplinas como ciências e geografia. Além disso, o professor pode salvar a aula para arquivo ou até compartilhá-la com os pais e alunos.

Mesa Digital – Desenvolve as habilidades cognitivas e de coordenação motora. A primeira mesa digital desenvolvida no Brasil, com jogos educativos projetados por professores e especialistas é a PlayTable, uma das principais tecnologias para atrair a atenção de crianças na educação infantil e ensino fundamental, por ser fundamentada nas diretrizes curriculares do MEC. A mesa digital pode ser operada diretamente pelas crianças, pois os jogos e aplicativos são construídos na linguagem das crianças, de uma maneira intuitiva e divertida. Outro benefício é que ela pode ser utilizada simultaneamente por várias crianças, estimulando também o aprendizado coletivo.

O ideal seria que as escolas pudessem implantar todas essas tecnologias para atrair a atenção das crianças, mas como muitas vezes os recursos são limitados para escolher todas as opções, a mesa digital desponta como uma alternativa mais eficaz. Além de reunir diversão e aprendizado, a PlayTable é inclusiva, pode ser usada por diversas faixas etárias e por crianças com deficiência motora ou psíquica. Os jogos possuem diferentes níveis de aprendizado, além de ser totalmente preparada para ambientes com muitas crianças.

Os alunos da sua escola concordam que aprender tem que ser divertido? O que você tem feito em relação a isso? Compartilhe conosco a sua experiência.

Comentários

Receba as nossas novidades

a gente promete só enviar notícias legais! ;)