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15 mar

Tecnologias educacionais nas escolas públicas: exemplos de sucesso

Gestão do ensino infantil

Se por um lado o uso das tecnologias educacionais cresce no ensino privado, as escolas públicas ainda enfrentam muitas barreiras para a implantação efetiva de ferramentas digitais. Com os recursos escassos o ensino público encontra dificuldades para equipar os laboratórios da escola e disponibilizá-los aos estudantes. Entretanto, algumas instituições de ensino já encontraram uma alternativa acessível e eficaz para o processo educativo: a mesa digital.

A Playtable é a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil. Se compararmos com outras tecnologias educacionais, a mesa interativa possui alguns diferenciais: além de ser completamente segura e resistente, pode ser usada simultaneamente por várias crianças e não requer conexão com a internet. Outro fator importante é a sua fácil usabilidade por crianças com deficiência. Por ter seu principal pilar fundamentado na ludopegagogia, a PlayTable integra crianças com deficiência em atividades coletivas dentro da sala de aula, sendo uma importante ferramenta para que a inclusão aconteça na prática. Com isso as escolas públicas conseguem inseri-la tanto no orçamento, quanto no plano pedagógico, tornando o processo de aprendizagem mais lúdico, divertido e interativo, dentro da linguagem dos nativos digitais.

Conheça cases de tecnologias educacionais em escolas públicas

Educação Especial de Fraiburgo (SC) – O município de Fraiburgo, situado no meio-oeste de Santa Catarina, disponibilizou mesas digitais para as escolas públicas de educação especial. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação foi oferecer tecnologias educacionais para auxiliar os professores a trabalharem o desenvolvimento cognitivo e motor dos estudantes que necessitam de atendimento especializado. Os professores e a coordenação pedagógica participaram de um treinamento para conhecer as funcionalidades da ferramenta e como inseri-la no plano pedagógico de forma que seja realmente inclusivo.  

Ensino Fundamental e Educação Infantil de Mossoró (RN) – As mesas digitais também foram escolhidas por Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, para auxiliar os professores que atuam nas fases iniciais da educação infantil e ensino fundamental. O uso de tecnologias educacionais motiva os estudantes que estão em fase de alfabetização, por meio de jogos e aplicativos lúdicos eles podem aprender enquanto brincam. O município adquiriu 200 mesas digitais, que foram alocadas em mais de 20 escolas de Mossoró, sendo 18 na zona rural e 5 na zona urbana.

São Gonçalo do Amarante (RN) – Outro município onde a educação infantil conta com o apoio de tecnologias educacionais é São Gonçalo do Amarante, também no Rio Grande do Norte. A Secretaria de Educação aproveitou o gosto das crianças pelos games para inserir as mesas digitais no contexto pedagógico. Agora os alunos aprendem desde português, inglês, história e geografia até matemática, estimuladas por jogos e aplicativos. Os pequenos ficaram mais interessados no conteúdo pedagógico a partir do momento em que receberam o apelo tecnológico e a aprendizagem ficou mais rápida e divertida.

Escola Municipal Adelaide Starke (SC) – A mesa digital é uma das tecnologias educacionais mais acessível da escola. É usada na Sala de Recursos Multifuncionais e trabalha aspectos cognitivos, sociais, emocionais e de coordenação motora com crianças autistas, com Síndrome de Down, cadeirantes, crianças surdas e com transtornos de aprendizagem.A Escola Municipal Adelaide Starke, de Blumenau (SC), atende mais de 30 crianças e jovens com algum tipo de deficiência e é pioneira no uso da mesa interativa na educação inclusiva. Como a mesa possui tela infrared, que reconhece o toque humano e outros objetos, e também seus jogos são construídos dentro dos conceitos da ludopedagogia, que é a linguagem das crianças,  torna-se acessível para todos, engajando os alunos nas atividades lúdicas.

Você conhece algum outro exemplo do uso de tecnologias educacionais em escolas públicas? Compartilhe conosco nos comentários.

 

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