Blog Aprender Brincando Blog Aprender Brincando
10 nov

Segurança doméstica: como incluir o tema na rotina escolar?

Novidades da Playmove Clubinho_PlayTable

Mais do que formar profissionais, a escola tem um papel essencial no desenvolvimento de cidadãos. Fazer a diferença no meio em que está inserido começa cedo e os educadores podem auxiliar a família e a sociedade nessa missão. E um dos assuntos que não pode ficar de fora da sala de aula é a segurança doméstica.

Segundo a ONG Criança Segura, os acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças entre 1 e 14 anos. Por isso, é preciso incluir o tema à rotina escolar e a gente reuniu alguns exemplos e dicas de como introduzir o tema. Confira:

Assunto multidisciplinar: uma dica é realizar atividades que envolvam diversas disciplinas e tenham ações voltadas a cada uma delas. Na aula de ciências, por exemplo, o professor pode explicar o que acontece com o corpo quando sofre uma queimadura e reforçar a importância de se evitar mexer com fogo sem a supervisão de um adulto. Em português, a ideia de criar uma redação com o tema, apontando possíveis falhas de segurança encontradas na própria casa pode gerar uma discussão para a melhoria do ambiente.

Aprendendo na prática: a sala de aula é também um espaço de experimentação. Por isso, criar situações comuns ao cotidiano das crianças, apontando os perigos que elas representam, farão com que elas consigam visualizar melhor a importância do cuidado. Teatros e visitas a ambientes escolares, como a cozinha ou a diretoria, podem ajudar a criar atividades descontraídas e interessantes sobre o tema.

Apoio de entidades: bombeiros, polícia militar e ONGs que abordem o tema são grandes aliados. Convidá-los para palestras e tirar o aluno da zona de conforto para que seja confrontado com o tema de maneira diferente e por quem é autoridade no assunto traz um peso a mais à temática.

Jogos educativos: aprender brincando não é só divertido, mas ajuda a fixar a lição. Muitos de nós ainda hoje lembram de lições da escola que ficaram gravadas graças a um jogo, música ou dinâmica. A PlayTable agora conta com uma parceria com o Clubinho Salva Vidas, empresa especializada em games que falam sobre segurança. As escolas podem optar pelo game Casa. Ele traz cenários com situações comuns que ocorrem dentro de casa, com erros que podem causar acidentes domésticos (uma tomada sem proteção, um fio de luz ao alcance das crianças ou uma panela com cabo para fora do fogão). Cada vez que identificar uma dessas situações, a criança deve resolver o problema e assim ganha pontos.

Foto: Clubinho Salva Vidas

Comentários

Receba as nossas novidades

a gente promete só enviar notícias legais! ;)