Blog Aprender Brincando Blog Aprender Brincando
05 nov

Para inspirar: 3 bons exemplos de brinquedotecas

Boas práticas ludopedagógicas PlayTable_HSA_2

Brinquedotecas são espaços criados para estimular a criança a brincar, oferecendo diversas possibilidades de atividades lúdicas e, de preferência, educativas de alguma forma. Os espaços costumam ter vários cantinhos: um de leitura, um de brinquedos de madeira, outro com videogames e jogos digitais, outro com fantoches e teatro, etc. São infinitas as possibilidades que uma brinquedoteca pode oferecer.

Abaixo, enumeramos quatro exemplos bem sucedidos de brinquedotecas em diferentes lugares:

1) Em um shopping de Vila Velha (SC), há brinquedos e oficinas para crianças de 0 a 10 anos

Em um espaço comercial, onde as crianças ficam entediadas e, por vezes, não têm o entretenimento adequado, a criação de uma brinquedoteca no shopping Boulevard, em Vila Velha, foi uma ideia conveniente para crianças e adultos.

Com brinquedos eletrônicos e analógicos, disponíveis para crianças de 0 a 12 anos, o espaço conta com livros para todas as idades, recreação com teatro, brincadeiras e oficinas. Para isso, o espaço conta com recreadoras, formadas para dar atenção lúdica às crianças.

A ideia é inspiradora para outros estabelecimentos comerciais:

2) Espaço oferece atividades que complementam a rotina escolar

Em Campinas (SP), uma casa abriga a Brinquedoteca Espaço Bumerangue, que tem uma proposta interessante de atividades para ocupar as crianças fora do período escolar: brinquedistas com formação interdisciplinar. “Tem gente de artes cênicas, artes plásticas, músicos… Profissionais de diversas áreas que contribuem com o desenvolvimento da criançada”, explica Marcela Bonetti, proprietária do espaço.

Na parte externa, tem arvorismo, tirolesa, parque na areia, árvores frutíferas, ou seja, atividades que deixaram de fazer parte de muitas crianças que vivem nas grandes cidades. Confira abaixo o vídeo que mostra como é o espaço:

3) Hospital Santo Antônio, em Blumenau (SC), alivia tratamento das crianças com brincadeiras pedagógicas

Um cantinho com livros pedagógicos, alguns brinquedos e uma PlayTable têm transformado a rotina das crianças que ficam internadas no Hospital Santo Antônio, em Blumenau (SC).

Enquanto estão em tratamento, as crianças podem brincar na mesa digital e desenvolver diversas habilidades cognitivas e motoras enquanto brincam. Isso porque a mesa tem jogos educativos que abordam conteúdos de Português, Matemática, Biologia e outras disciplinas, que apoiam na continuidade dos estudos enquanto os pequenos estão em tratamento.

A brinquedoteca, ainda inicial, também permite a contação de histórias, tanto por meio dos histórias infantis contadas por profissionais voluntários quanto pela própria PlayTable, que tem uma contação lúdica e animadade diversos contos infantis.

Leia como o hospital melhorou a rotina das crianças investindo em uma brinquedoteca na matéria da Revista Hospitais Brasil.

Se você está planejando algum tipo de brinquedoteca, independentemente do lugar, e está com dificuldades para pensar esse novo espaço, entre em contato conosco.

Continue acompanhando o nosso conteúdo curtindo a página da PlayTable no Facebook.

Comentários

Receba as nossas novidades

a gente promete só enviar notícias legais! ;)