Blog Aprender Brincando Blog Aprender Brincando
28 jan

Os benefícios da PlayTable em consultórios e clínicas

Saúde e Bem-Estar

Diversos estudos já comprovaram que ferramentas lúdicas em ambientes médicos e hospitalares geram impactos positivos em tratamentos infantis, com benefícios diretos na saúde dos pacientes. Jogos eletrônicos educativos, por exemplo, apoiam no desenvolvimento das crianças e as deixam mais tranquilas durante os atendimentos.

Um exemplo é a PlayTable, adquirida no início de 2018, pela Clínica Nosso Mundo, na cidade de Sombrio, em Santa Catarina, que atende, na maioria, crianças com diagnóstico de TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Francine Fávero de Sousa é Terapeuta Ocupacional na clínica e ressalta que o fato de oferecer algo diferente para os pacientes chamou muito a atenção do público que frequenta o local.

“É importante ter um diferencial assim, devido a melhora no envolvimento das crianças com as atividades propostas nos atendimentos”, afirma.

A aceitação da mesa digital está baseada em seus benefícios. “A repercussão está sendo muito boa em todos os atendimentos. Costumo dizer que a Playtable é meu braço direito. Devido a alguns pacientes relutarem em fazer os movimentos pedidos nas sessões, ter a Playtable junto, incentivando a permanecer nos aparelhos, torna mais fácil o desafio sensório-motor”.

Além disso, outro diferencial da PlayTable é a segurança de sua estrutura, resistente a líquidos ou batidas, e sem a possibilidade de pequenas peças serem soltas e engolidas pelos pequenos.

Quando as crianças encontram um ambiente mais familiar, com elementos do universo delas, como as brincadeiras, conseguem direcionar melhor sua atenção e potencializam a evolução do tratamento.

Segundo Francine, a terapia ocupacional trabalha com a parte funcional do ser humano, ou seja, com o lúdico existente na mesa. Dessa forma, a mesa digital transforma o executar de tarefas em uma brincadeira, mesmo para crianças com algum diagnóstico que dificulte seu desenvolvimento típico e que, muitas vezes, atividades comuns tornam-se mais complexas.

“Quando utilizam a PlayTable, as crianças sempre reagem de forma a estarem prontos para aprender mais. Os pais ficam contentes essa empolgação perante os jogos, inclusive alguns participam no fim das atividades e olham os resultados admirados!”, comenta a terapeuta.

Os aplicativos são desenvolvidos com base na ludopedagogia, em que diversão e aprendizado andam juntos. Ou seja, além dos momentos de diversão, as crianças têm acesso a conteúdos educativos.

Se você quiser saber mais sobre a PlayTable e ter a mesa digital na sua clínica também, entre em contato com nossa equipe clicando aqui.

Comentários

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Receba as nossas novidades

a gente promete só enviar notícias legais! ;)