Novos aplicativos para PlayTable transformam atividades clássicas na sala de aula

A Playmove está com novidades no mês de julho. São três novos aplicativos lançados para a PlayTable: o Relógico, que é um jogo de perguntas e respostas sobre História do Brasil em formato de quiz; o Contador de Histórias, um aplicativo para leitura e contação de histórias; e Um Dia na Fazenda, que é um aplicativo de raciocínio e coordenação motora para educação infantil.

A construção dos aplicativos contou com a participação de uma equipe multidisciplinar: "Contamos com a consultoria de profissionais especialistas em cada área do conhecimento, pois prezamos pela fundamentação pedagógica como base para desenvolvimento de qualquer aplicativo", destaca o especialista em Ludopedagogia da Playmove, Cristiano Sieves.

Os jogos e aplicativos da PlayTable têm um objetivo geral em comum: tornar o processo de ensino e aprendizagem mais divertido e prazeroso, como uma brincadeira, para incentivar o engajamento dos alunos e também estimular a interação entre os estudantes e os professores.

Contador de Histórias: uma biblioteca virtual infinita

Um dos mais importantes lançamentos da PlayTable em 2015, o aplicativo Contador de Histórias é uma verdadeira biblioteca virtual dentro da sala de aula. Ele cria um momento interativo de leitura onde a ludicidade está presente na contação de histórias.

Com este aplicativo, a PlayTable aproxima a criança da obra literária e promove uma experiência prazerosa de interação com o professor, o livro e a leitura. As atividades exploram as ilustrações e os temas das obras visando uma maior compreensão do texto e da proposta do tema do livro, afirma Cristina Marques, coordenadora editorial da Playmove.

A contação de histórias sempre teve um papel relevante na educação, pois facilita o acesso a diferentes culturas, formas de expressão, além de ter o poder de influenciar o desenvolvimento de vínculos afetivos, emocionais e sociais. A prática também estimula a imaginação e desenvolve habilidades cognitivas.

Com o aplicativo já estão inclusas três obras da autora blumenauense Ana Paula de Abreu (Julião, Tico e o Balão, O Mistério da Sopa da Vó Leninha e O Aniversário de Isabela). As três histórias são contadas por Jacqueline Schalm, que é arte-educadora, atriz, apresentadora de TV e especialista em contação de histórias para crianças, jovens, adultos e pacientes hospitalizados.

Nas próximas semanas uma série de obras e coleções tanto de autores independentes como de grandes editoras estarão disponíveis para o aplicativo. Todos os livros terão trilha sonora, animações e interações.

Além de ouvir a contação da história, os alunos poderão ler e interagir com o aplicativo, tornando a literatura mais lúdica e dinâmica.  

Um Dia na Fazenda: muito trabalho em equipe!

Outro lançamento é o aplicativo Um Dia na Fazenda, específico para Educação Infantil. Nele as crianças terão que realizar uma série de atividades de rotina deste ambiente, como alimentar os animais, colher alimentos, cuidar das plantações, passear com cavalos, entre outras. Ao brincar com o aplicativo, as crianças desenvolvem o raciocínio lógico, a tomada de decisões e a coordenação motora fina, itens fundamentais de serem trabalhados no período pré-escolar.

O jogo possui vários níveis de aprendizado. Nos níveis mais fáceis as crianças brincam realizando uma atividade de cada vez. E nos níveis mais difíceis elas tomam conta de várias atividades ao mesmo tempo, e para isso podem solicitar a ajuda dos colegas da classe.

Este aplicativo tem como característica principal a interação entre várias crianças ao mesmo tempo. Para realizar as atividades, elas terão que dividir as tarefas com os colegas. Se todos trabalharem juntos o objetivo final é alcançado, afirma Sieves.  

Relógico Aventuras no Tempo: muita diversão com o tema da História do Brasil!

Aprender história do Brasil fica mais divertido e emocionante com este jogo de perguntas e respostas em formato de quiz. Os alunos tem que ser rápidos nas respostas para passar o Relógico para outro participante o mais breve possível. Se o Relógico tocar, o aluno que tiver na vez verá sua pontuação diminuir e uma nova rodada será iniciada.

Podem participar até quatro jogadores ao mesmo tempo. E para tornar a brincadeira ainda mais dinâmica, os alunos poderão formar grupos para responder as perguntas, incentivando o trabalho em equipe. Baseado no Ensino Fundamental I e II, traz conteúdos do terceiro até o novo ano sobre história do Brasil, passando pelo descobrimento e os períodos colonial, imperial e republicano. É uma excelente ferramenta para o professor avaliar o conhecimento dos seus alunos.

Entre em contato agora mesmo. Temos uma ótima oferta para a sua escola! 

Playmove

Tecnologia que diverte e ensina

A Playmove é uma EdTech brasileira que nasceu em 2013 com o propósito de transformar o processo de aprendizagem em algo divertido, interativo e estimulante. Sediada em Blumenau-SC, a empresa é criadora e fabricante da PlayTable, a maior plataforma de jogos educativos do Brasil.

A PlayTable está presente em mais de mil escolas públicas e privadas de todo o Brasil, atendendo a mais de 350 mil estudantes de 3 a 12 anos. A solução é composta por uma mesa interativa resistente e segura, jogos educativos desenvolvidos por especialistas e um portal online para acompanhamento dos alunos e capacitação para professores.