Blog Aprender Brincando Blog Aprender Brincando
22 nov

Inspiração: boas práticas na educação pública para levar para escola

Boas práticas ludopedagógicas coletivo

Inovar na educação não é tarefa simples. A falta de recursos e de apoio nem sempre possibilitam colocar na prática aquelas boas ideias que estão no papel. Mas o debate de soluções e a criatividade de educadores de todo o país estão apoiando escolas na busca por boas práticas. Confira algumas inspirações que podem auxiliar na mudança da sua rotina pedagógica:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Vitória: localizada em Canoas (RS): a instituição criou um projeto de ensino de Libras para os estudantes. A ideia envolveu todos os alunos e o “Soletrando com as Mãos” se tornou um jogo para mensurar a aprendizagem dos estudantes. Na competição, eles precisavam traduzir as palavras para a língua brasileira de sinais e quem se saísse melhor em todos os desafios ganharia a prova. Mas o mais importante foi que, unindo brincadeira e muita dedicação de toda a equipe, o colégio municipal transformou o ambiente, trazendo a inclusão para o dia a dia.

Jamerson Mancio: uma criança difícil, que colecionava expulsões e estudou a vida toda em escolas públicas de bairros pobres. O menino que poderia ser qualquer coisa decidiu ser professor e foi em uma universidade federal que percebeu que precisava fazer sua parte para mudar a educação no país. Em um talk do TEDxSãoPaulo ele conta como foi seu processo de encontro com a educação e defende um modelo mais atual de ensino com a realidade das escolas. Que tal debater com os seus colegas qual a realidade da comunidade em que a sua escola está inserida e como se aproximar dela?

Lucienne de Castro Gomes e o Sussurofone: quem é professor provavelmente já se deparou com algum aluno que entra em pânico no momento de ler em voz alta ou apresentar um trabalho para a turma. A prática é bastante comum em sala de aula e muito indicada para compartilhamento da aprendizagem e integração. Porém a timidez de muitas crianças faz destes momentos verdadeiros desafios. Por isso a professora Lucienne, da Escola Municipal José Madureira Horta, de Belo Horizontre (MG) criou o Sussurofone. Feito de cano de PVC, ele se tornou um aliado para que as crianças vencessem essa barreira.

Governador Celso Ramos e a PlayTable: os centros educacionais infantis do município catarinense ganharam uma novidade no último ano. Com a PlayTable as crianças passaram a desenvolver melhor a coordenação motora e psíquica e com a ludopedagogia tiveram o ambiente escolar transformado. A alfabetização virou parte da brincadeira e as lições ganharam mais atenção quando os jogos educativos passaram a fazer parte da rotina dos alunos.

 

E você, quais projetos inspiradores fazem parte da sua carreira e lhe ajudam a criar novas ações em sala de aula? Compartilhe com a gente!

 

Comentários

Receba as nossas novidades

a gente promete só enviar notícias legais! ;)