Blog Aprender Brincando Blog Aprender Brincando
20 mar

Educação Financeira é tema do novo jogo para a PlayTable

Novidades da Playmove edu-topo

Em parceria com a Startup Educar 3.0, estamos lançando para a PlayTable o aplicativo Edu no Planeta das Galinhas, um game que vai ajudar as crianças a aprender sobre orçamento e fluxo de caixa, por meio de desafios que funcionam como metáforas de situações reais.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, a educação financeira é um vetor transversal que integra o currículo, podendo satisfazer os objetivos pedagógicos de diversas disciplinas da educação básica. O game Edu no Planeta das Galinhas encaixa-se nesse tipo de abordagem pois promove o mergulho em relações inter e transdisciplinares, incentivando educadores e aprendentes a pensarem de modo integral, em reflexões que dialogam com as necessidades da vida prática.

A história do desafio

Voltado para crianças de 9 a 12 anos, a narrativa do jogo é baseada um futuro distante em que o jogador assume o papel do Edu, um porquinho astronauta. Sua missão é bastante desafiadora: ajudar os planetas vizinhos a melhorar suas economias locais,  usando para isso sua capacidade para resolver problemas ligados à gestão inteligente de recursos. Controlar o fluxo de caixa, negociar, investir e fazer a boa gestão do tempo são algumas das várias habilidades que esse porquinho curioso deverá desenvolver.

Fases do jogo

Ao iniciar o jogo, o jogador terá disponível 8 fases, cada uma delas apresentará níveis diferentes de dificuldade, apresentando recursos e desafios novos de modo gradual.

Após começar a jogar, a primeira pergunta a ser feita é: o que é o dinheiro no Planeta das Galinhas? Serão os grãos de milho, os ovos ou as galinhas? Não há aqui uma verdade única, pois na dinâmica de trocas na forma de escambo, o jogador percebe que a função de cada item tem semelhanças com os dois papéis do dinheiro: moeda de troca (trocamos ovos por milho e milho por galinhas) e reserva de valor (ao final de cada desafio, é importante ter a quantidade necessária de ovos).

edu-02

Pontuação

Ao concluir cada fase, o jogador terá o registro de sua pontuação, que no final são convertidos em Educs:

edu-06

Ao analisar os resultados, percebe-se que o critério para ganhar pontos não é apenas a conquista dos ovos, mas sim toda a gestão do galinheiro de forma equilibrada. Não ter deixado nenhuma galinha fugir por falta de milho para alimentação, evitar ataques de raposas e até mesmo o senso de poupança ao cuidar de cada galinha até sua aposentadoria, são atitudes valorizadas.

Guia do Mediador

Partindo da interação com o game, é  muito importante que o educador medeie discussões que tratem tais assuntos em situações quotidianas, fazendo correlações das metáforas do jogo com a vida real. Os educadores terão a disposição o “Guia do Mediador”, no qual há sugestões e estratégias de como utilizar o game em  práticas pedagógicas.

Guia_Mediador_Edu

O grande desafio é trabalhar  educação financeira de uma forma engajante e divertida.  Para a faixa etária, nada mais adequado que um jogo que desenvolve habilidades em atividades de reflexão, investigação e resolução de problemas reais, além de trabalhar habilidades como protagonismo, resiliência e pensamento estratégico, tudo isso sem falar sobre dinheiro. Com as lições aprendidas, os estudantes ficarão motivados a  aplicar seus conhecimentos sugerindo boas práticas financeiras em suas famílias e comunidade.

Adquira hoje mesmo para a sua PlayTable o Game , Edu no Planeta das Galinhas! através da nossa loja virtual de aplicativos:

http://www.playtablestore.com.br/

 

Comentários

Receba as nossas novidades

a gente promete só enviar notícias legais! ;)