Blog Aprender Brincando Blog Aprender Brincando
29 nov

Dicas para tornar o ensino da língua inglesa atrativo na educação básica

Boas práticas ludopedagógicas shutterstock_77123365

Aprender um segundo idioma deixou de ser um diferencial e se tornou praticamente requisito básico. E muitas escolas acabam encontrando barreiras, especialmente quando a segunda língua é apenas uma disciplina a mais, com aulas esporádicas. Essa realidade é bastante comum na educação pública e até mesmo em instituições particulares. Aí, fazer com que o aluno fixe o conteúdo da aula e se interesse pelo tema nem sempre é fácil.

Neste post você confere algumas dicas pra deixar as aulas de inglês mais divertidas e atraentes:

Séries iniciais: aqui é fundamental que a aprendizagem ocorra de forma leve e divertida. Jogos de cartas, da memória e atividades visuais irão apoiar as crianças na memorização das palavras. Canções também são indicadas para que os professores possam deixar o momento mais descontraído e os alunos se sintam seguros ao pronunciar as palavras.

Tecnologia e ludopedagogia: aprender brincando é, sem dúvidas, uma ação certeira. E ainda mais quando os jogos utilizados em sala de aula estão aliados à tecnologia, que está cada vez mais presente na vida das crianças. Alguns games desenvolvidos especialmente para o ensino da língua inglesa unem estes dois aspectos e facilitam a absorção do vocabulário. É o caso do game O Livro Mágico, da PlayTable. Nele, os nomes dos animais foram esquecidos no livro e as crianças precisam ligar as palavras às cartas com o desenho dos bichos. Os alunos aprendem novas nomenclaturas através da visualização e memorizam a escrita e pronúncia associando palavra e imagem.

Atividades multidisciplinares: muitas vezes o ensino de um idioma pode parecer deslocado do restante da grade curricular. Uma dica é trazer para a sala de aula um conteúdo semelhante às demais disciplinas. Por exemplo: quando ensinar numerais, verificar qual é o nível de aprendizagem da classe nas aulas de matemática com a contagem em inglês. Ao estudar o corpo humano na disciplina de ciências, as crianças poderão também aprender os nomes ou mesmo frases e textos relacionados ao conteúdo aplicado na matéria.

 

 

Comentários

Receba as nossas novidades

a gente promete só enviar notícias legais! ;)