Blog Aprender Brincando Blog Aprender Brincando
30 ago

Desenho e pintura na educação infantil: por que essa técnica é essencial no processo de aprendizagem

Novidades da Playmove playtable-pintura

Ninguém duvida da capacidade criativa das crianças. Na educação infantil, ela está bastante aflorada e é importante que pais e educadores apoiem e incentivem atividades que favoreçam a criatividade e a aprendizagem. Uma das ações comuns nesta época é o desenho. O que para muitos é apenas uma forma de passar o tempo, em sala de aula e conduzido de forma certa é uma oportunidade única de desenvolvimento.

Você sabe quais são as vantagens do desenho e pintura na infância? Separamos algumas delas e o que a educação infantil tem a ganhar com essa técnica:

- Desenvolvimento motor: assim que começa a andar (sua grande conquista em termos de habilidade motora), a criança começa a desenvolver outros movimentos, que vão do correr, pular e saltar até o movimento de pinça (preensão dos dedos). O desenvolvimento motor fino é essencial na pré-escola e nos primeiros anos da educação básica. É através do movimento de pinça que a criança começa a segurar o lápis com mais habilidade. Desenhar e pintar são atividades essenciais para aprimorar esse controle, que vai evoluindo ao longo dos meses. Para alunos com habilidade motora reduzida, incentivar o desenho livre pode ser muito importante para que eles consigam evoluir dentro de suas limitações.

- Desenvolvimento psíquico: mais do que uma brincadeira, o desenho é uma forma da criança expressar o seu cotidiano. Mesmo que no início, para os adultos sejam apenas rabiscos, ela sabe que ali estão as suas percepções sobre o dia a dia. A atividade auxilia o aluno a se tornar mais comunicativo e pode ser a ferramenta ideal para que se sinta confortável em compartilhar temas que ainda não tenha confiança de expressar em palavras. Não raro, o desenho é um recurso utilizado em consultórios de psicologia infantil.

- Criatividade: assim como outras atividades artísticas, como o dançar ou interpretar, o desenho e pintura apoiam a evolução da criatividade dos alunos. Eles podem construir narrativas inteiras através dessas atividades e passam a criar com estes recursos novas histórias, evoluindo também a comunicação.

Como o professor pode apoiar o desenvolvimento do aluno através do desenho?

Além de proporcionar momentos para que a criança exercite a atividade, é importante também utilizar o recurso para que ela memorize alguma história ou atividade trabalhada em sala de aula. Como, por exemplo, a aprendizagem das formas (redondo, quadrado, triângulo) ou as cores.

É importante também garantir que a criança tenha recursos variados, que vão de folhas de papel com texturas diferentes a materiais para pintura, passando pelo lápis, o giz ou a tinta. Além disso, a tecnologia é um recurso cada vez mais presente no cotidiano do ensino infantil. Recursos como o desenho e pintura digital da PlayTable garantem formas diferentes de exploração artística. Além disso, a mesa permite a utilização de acessórios como pincéis, para otimizar as habilidades motoras dos estudantes.

E os pais?

Dar às crianças deveres de casa que envolvam desenho ajudam no processo de desenvolvimento e fixação do conteúdo recebido em sala de aula. Ela também pode utilizar o recurso para contar o que ocorre fora do ambiente escolar. Aos pais fica a missão de garantir tempo livre para que a criança se expresse, sem a pressão de horários cronometrados. É importante também que os pais acompanhem esse desenvolvimento e estejam apoiando os filhos caso queiram compartilhar suas descobertas.

 

Comentários

Receba as nossas novidades

a gente promete só enviar notícias legais! ;)