Como preparar um espaço kids incrível para as férias de final de ano

"Utilizar a tecnologia para o entretenimento infantil é uma ótima opção para colocar em seu espaço kids!"

Quando passamos pelas ruas e notamos que as vitrines já começam a ser montadas para o Natal, o aviso está dado: o fim de ano está batendo à porta! Então, está na hora de planejar a montagem de um espaço kids especial para as férias dos pequenos.

Na prática, essa é a hora para que restaurantes, pousadas, casas de festas e todos os estabelecimentos que têm (ou pretendem ter) um espaço kids se preparem para organizar um cantinho especial para que os filhos dos clientes possam se divertir com segurança – e os pais possam relaxar.

Portanto, vamos direto ao ponto: separamos algumas dicas essenciais para você montar um espaço kids divertido, inclusivo e especial para seus pequenos clientes!

Separe a área onde ficará o espaço kids

Esse é uma etapa importantíssima, pois o tamanho desse espaço é que definirá a quantidade de brinquedos que o seu espaço kids terá.

Nesse caso, ao escolher a área, tome dois cuidados importantes:

  1. Não crie um espaço kids perto de áreas que possam oferecer perigos aos pequenos, como estacionamento, cozinha e banheiro.

  2. Ele deve ser montado em um ambiente mais calmo e que esteja à vista dos pais e responsáveis pela criança.

É importante esclarecer uma dúvida muito comum entre os empreendedores que desejam investir nesse tipo de ambiente em seus estabelecimentos: um espaço kids não precisa ser grande. Ele pode ser adequado à sua realidade e proporcionar momentos de diversão para os pequenos e de relaxamento para os pais – aliás, nesses espaços pequenos, investir em uma PlayTable, alguns puffs, poucos brinquedos e um tapete de EVA já fazem toda diferença. 

Capriche na decoração do espaço kids

Para um espaço kids inesquecível – aquele em que os pequenos vão insistir para que os pais os levem novamente – é preciso caprichar nos estímulos decorativos.

Aqui vão algumas dicas:

  • Utilize cores estimulantes: sejam nos móveis e na pintura das paredes, foque em cores que estimulam os sentidos. Vale até considerar o uso de papel de parede. 

  • Invista em móveis proporcionais: pense na faixa etária de crianças que frequentarão o seu espaço kids – aliás, pense na inclusão de todas as crianças, até nas que possuem alguma limitação física. Nesse sentido, invista em móveis coloridos (mesas, cadeiras, pufes, colchões, etc.) adaptados e confortáveis a todas elas. Coloque armários e estantes que ficam na altura dos olhos das crianças. Eles também precisam estar bem fixos ao chão e ter quinas arredondadas. 

  • Utilize piso antiderrapante, antialérgico e emborrachado para prevenir acidentes.

  • Deixe uma área de circulação no espaço kids para que as crianças se movimentem com segurança. Também é importante delimitar essa área, evitando que adultos circulem por ela. 

Contrate monitores para o seu espaço kids de grande porte

Se o seu espaço kids for robusto, com muitos brinquedos e playground com equipamentos que demandam uma atenção especial, é necessária a contratação de um monitor para esse espaço. 

Os monitores devem ser pessoas qualificadas e com experiência em lidar com crianças. Na prática, além de ser responsável por garantir a melhor utilização do espaço e dos brinquedos de forma segura e saudável, esse profissional também precisa saber conduzir brincadeiras e até atuar como conciliador na hora de divergências entre os pequenos. 

Mas, fica a dica: com a PlayTable não é necessária a contratação de um monitor, já que ela possui apenas jogos educativos, sem anúncios e que não fazem apologia à violência.

Defina os brinquedos adequados

Essa pode ser a etapa que gera mais dúvidas, não é mesmo? Mas com o espaço delimitado, conforme a primeira dica, fica mais fácil saber o que caberá ou não nele.

É importante saber a média de idade das crianças que frequentam o seu estabelecimento, pois isso define a maioria dos brinquedos a serem colocados. Espaço kids pequeno ou grande, pense na variedade deles.

Algumas dicas:

  • Cantinho da leitura, do desenho e da pintura;

  • Quadro negro com giz;

  • Bonecos, carrinhos e fantoches;

  • Jogos de lego e de tabuleiro;

  • Playground, piscina de bolinhas e pula-pula, dependendo do tamanho do seu espaço.

Mas, também precisamos falar sobre a importância da inclusão da tecnologia em seu espaço kids.

Separe um cantinho para a tecnologia educativa

Por fim, esta é uma dica que trará um diferencial ao seu espaço kids e pode ser colocado em prática independentemente do seu tamanho.

Utilizar a tecnologia para o entretenimento infantil é uma ótima opção para colocar em seu espaço kids – aliás, já até falamos sobre isso neste post aqui

Como as crianças já nascem dentro do universo digital, fica difícil afastá-las completamente dos dispositivos digitais. Nesse caso, saiba que essa inclusão é possível e pode ser muito divertida, e, ao mesmo tempo, educativa e sociável. 

Nesse sentido, a dica é investir na PlayTable, uma mesa tecnológica que é 100% personalizável na escolha dos jogos para os pequenos. Aliás, uma ótima prova disso é que você pode personalizar alguns jogos com a identidade visual do seu estabelecimento (como nos jogos de Memória, Quebra-Cabeças, Pintura e Central de Atividades). 

Na prática, a nova geração da PlayTable conta com 70 jogos educativos, 70 livros digitais e 200 desenhos animados e clipes musicais. Ou seja, é uma ferramenta que reúne todo o universo lúdico e educativo para os pequenos dentro do universo tecnológico. 

Não é à toa que o produto já vem sendo utilizado em diferentes segmentos, como hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, condomínios, casas de festas, entre outros, como diferencial de entretenimento para crianças e famílias inteiras.

Por isso, para você saber o que a PlayTable pode fazer pelo seu espaço kids, confira todas as características da nova geração do produto. Até a próxima!

Playmove

Tecnologia que diverte e ensina

A Playmove é uma EdTech brasileira que nasceu em 2013 com o propósito de transformar o processo de aprendizagem em algo divertido, interativo e estimulante. Sediada em Blumenau-SC, a empresa é criadora e fabricante da PlayTable, a maior plataforma de jogos educativos do Brasil.

A PlayTable está presente em mais de mil escolas públicas e privadas de todo o Brasil, atendendo a mais de 350 mil estudantes de 3 a 12 anos. A solução é composta por uma mesa interativa resistente e segura, jogos educativos desenvolvidos por especialistas e um portal online para acompanhamento dos alunos e capacitação para professores.