BNCC na prática: professores avaliam o uso da PlayTable em Fraiburgo (SC)

"Após ouvir a opinião de educadores, município investe em novos jogos pedagógicos. "

Para melhorar o ensino e preparar as crianças para o futuro, o município de Fraiburgo vem investindo nos últimos anos em tecnologias educacionais. Um dos resultados é o índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que passou de 5,2 para 6,9 nos anos iniciais, enquanto a média do país está em 5,9.  

Entre as ferramentas digitais que fortalecem a aprendizagem na rede municipal, 40 PlayTables foram instaladas para atender a educação infantil, o ensino fundamental e a educação especial, possibilitando o desenvolvimento de novas habilidades em todas as etapas de ensino, com experiências mais dinâmicas e significativas.

Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma pesquisa com professores sobre o uso da mesa interativa. O resultado positivo em sala de aula levou a aquisição de mais um conjunto de aplicativos da PlayTable, ampliando sua funcionalidade e possibilidades. 

“As novas tecnologias têm um enorme potencial didático, motivam crianças e jovens a aprender, apresentando conteúdos de forma inovadora e interativa. Esses novos recursos educacionais ampliam a forma como ensinamos e aprendemos”, justificou a prefeita Claudete Gheller Mathias.


Reprodução

100% de aprovação: jogos e equipamentos

De acordo com a consulta, feita cinco anos após a primeira aquisição, 100% dos profissionais afirmaram que as PlayTables estão em funcionamento nas suas unidades escolares, comprovando a eficiência do equipamento e o potencial dos conteúdos.

Além disso, 90% mostraram que usam a PlayTable pelo menos uma vez por semana com sua turma e destacam alguns pontos: diversão e aprendizagem andam juntas; os aplicativos interagem com os conteúdos; inclusão digital, acessibilidade e socialização.


Fonte:  Secretaria de Educação de Fraiburgo

Tatiana Carla Scalabrin, assessora da Secretaria de Educação de Fraiburgo, afirma que “o momento exige uma sala de aula mais dinâmica e lúdica para professores e alunos, facilitando a interação. A PlayTable possibilita uma aprendizagem ativa, mostrando-se uma importante ferramenta de trabalho”.


Fonte: Secretaria de Educação de Fraiburgo.

Benefícios para os alunos

O estudo apontou quais conhecimentos estavam sendo fortalecidos na união entre a ludopedagogia e a tecnologia na sala de aula, destacando-se:

  • Formar leitores;

  • Desenvolver linguagens;

  • Respeitar regras compartilhadas;

  • Fortalecer habilidades socioemocionais;

  • Desenvolver habilidades e competências. 
     



 


 

Fonte: Secretaria de Educação de Fraiburgo.

“O uso da PlayTable em sala de aula vem de encontro com as competências e habilidades acordadas na BNCC e nos referenciais curriculares do município. Os jogos reforçam os conteúdos, motivam os alunos e proporcionam maior segurança aos educadores durante o planejamento utilizando tecnologia”, afirma a Secretária de Educação, Tânia da Silva Ferreira.

Base Nacional Comum Curricular na Prática

A implementação da BNCC é potencializada pela utilização dos aplicativos da PlayTable. Os jogos, mediados pelos professores, apoiam o desenvolvimento dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas, além de trabalhar temas transversais como o ensino de programação, educação financeira, segurança infantil, segurança no trânsito, cidadania, entre outros.

Os conteúdos também reforçam habilidades cognitivas, como coordenação motora e raciocínio, habilidades socioemocionais, criatividade e resiliência.

Veja no vídeo abaixo como as escolas de Fraiburgo trabalham brincadeira e tecnologia.

Para saber mais sobre o Município de Fraiburgo acesse: https://fraiburgo.sc.gov.br 

Cristiano Sieves

Especialista em Ludopedagogia

Especialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.