BNCC na prática: como as escolas de Fraiburgo trabalham brincadeira e tecnologia

Fraiburgo fica no oeste de Santa Catarina e possui 36 mil habitantes. Também é conhecida como “terra da maçã”, o que por si só já poderia inspirar uma fábula. Mas o enredo desta história começa com uma administração pública pioneira e visionária. Há 10 anos, todas as escolas da rede municipal recebem grandes investimentos em tecnologia e hoje são consideradas referência em inovação.

Atualmente, seis mil alunos são atendidos em 29 unidades educacionais equipadas com ferramentas que apoiam a prática pedagógica. Entre elas, 40 PlayTables foram instaladas para transformar a educação infantil e o ensino fundamental, os processos de alfabetização, o atendimento educacional psicopedagógico e as salas de recursos multifuncionais.

Aprender brincando é mais divertido!

A educação de Fraiburgo possui salas de aula flexíveis e interativas, onde os professores potencializam a linguagem natural do brincar e as crianças desenvolvem autonomia, coletividade, além das habilidades e competências curriculares.

Claudete Gheller Mathias é prefeita do município, e, depois de atuar uma década como Secretária de Educação Municipal, compartilha os benefícios da experiência com a PlayTable para quem aprende e para quem ensina.

“Todos os professores pegaram isso com muita dedicação, foi algo fantástico e continua sendo porque as crianças aprendem de uma forma mais dinâmica. Elas nascem com a tecnologia, então a Educação pode e deve trazer isso também. O que eu vejo entre a integração da BNCC, com a PlayTable e com o trabalho que os professores estão fazendo é a qualidade na educação dos nossos alunos”.


Foto: divulgação Playmove

Tudo começa na Educação Infantil, quando os processos de aprendizagem são transformados em uma construção de conhecimento estimulante e divertida. Michelly Ferlin, Coordenadora Municipal das fases iniciais, comenta sobre a essência deste trabalho.

“Fazemos um trabalho pautado nas diretrizes do município junto com a BNCC, onde trabalhamos os seis direitos de aprendizagem: pois brincando a criança explora, explorando a criança participa, participando a criança se expressa, se expressando ela convive e conhece. Tudo isso veio a engrandecer com o uso da PlayTable e os pais ficam encantados sabendo que os filhos têm acesso à tecnologia que a plataforma nos possibilita.”

O resultado pode ser medido através do IDEB da cidade (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que atingiu a nota 6,9 nos anos iniciais, enquanto a média brasileira está em 5,8. Tânia Ferreira é Secretária Municipal de Educação e vê de perto cada avanço individual e coletivo.

“Quanto mais flexível a sala de aula, mais fácil para o professor trabalhar. A BNCC nos orienta neste sentido. Tivemos resultados até inesperados, situações de alunos que eram considerados que não tinham capacidade de alfabetização. E com utilização deste recurso conseguimos que eles fossem alfabetizados.”

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento norteador que estabelece os objetivos e direitos de aprendizagem para a educação no país. Foi elaborada por uma comissão de especialistas e recebeu mais de 12 milhões de contribuições para sua construção - sendo homologada em 2018.

Para Tatiana Scalabrin, coordenadora da Secretaria de Educação de Fraiburgo, a PlayTable auxilia no processo pedagógico e os professores se sentem seguros para trabalhar com os equipamentos.

“No início disponibilizamos a ferramenta apenas para professores do apoio especializado. Mas como ela é de fácil acesso e chama muita atenção, resolvemos adquirir para várias áreas. É uma plataforma fácil de ligar, de desligar, de procurar os jogos que o professor quer. Eles utilizam muito porque vêem esta relação entre o planejamento e a prática”.


Foto: Divulgação Playmove

Fraiburgo também se destaca no projeto que realiza no reforço escolar das crianças maiores e na inclusão de alunos com deficiências. Mônica Zanella, do Atendimento Educacional Especializado, comemora os avanços alcançados através da aplicação da ludopedagogia:

“Os professores percebem que na forma tradicional de ensinar, até crianças que não têm diagnóstico sentem dificuldade para aprender. E que de outra forma, se o aluno que tem deficiência aprende, os outros vão aprender ainda mais”.

Hercília Fragoso, psicopedagoga que atende crianças até o nono ano, também relata: “No trabalho psicopedagógico a PlayTable desenvolve um papel fundamental. Se não tivéssemos este recurso nosso trabalho seria mais difícil. A PlayTable, a tecnologia, a brincadeira e o lúdico dão certo”.

É o caso da Tainá, aluna das séries finais, que é atendida no reforço escolar e colhe diretamente os frutos dos jogos educativos. “A gente ficava mais no caderno e depois que a gente começou a mexer na PlayTable mudou tudo. Foi mais fácil pra gente aprender.”

A PlayTable lança agora um projeto que ajuda a comunidade escolar a visualizar, na prática, o desenvolvimento de competências aliado aos componentes curriculares. Vivian Dias, Coordenadora de Produtos da empresa, relata a experiência:

“Para nós, foi um desafio muito gratificante a entrega de uma ferramenta que verdadeiramente dê suporte aos professores e gestores neste momento de transformação da educação. Naturalmente, os jogos apoiam o processo de desenvolvimento de habilidades e competências e, por isso, nossa proposta sempre esteve essencialmente ligada às diretrizes da BNCC. 

O que entregamos agora é uma ferramenta de acompanhamento e gestão, que dá aos mediadores do aprendizado a condição de fazer diagnóstico de suas turmas, acompanhar sua evolução e intervir para potencializar o aprendizado. São recursos focados no desenvolvimento de planos de aula inovadores, além de materiais de capacitação contínua e um portal online para gestão e análise de todo o processo.”, conclui. 

Playmove

Tecnologia que diverte e ensina

A Playmove é uma EdTech brasileira que nasceu em 2013 com o propósito de transformar o processo de aprendizagem em algo divertido, interativo e estimulante. Sediada em Blumenau-SC, a empresa é criadora e fabricante da PlayTable, a maior plataforma de jogos educativos do Brasil.

A PlayTable está presente em mais de mil escolas públicas e privadas de todo o Brasil, atendendo a mais de 350 mil estudantes de 3 a 12 anos. A solução é composta por uma mesa interativa resistente e segura, jogos educativos desenvolvidos por especialistas e um portal online para acompanhamento dos alunos e capacitação para professores.