Blog Aprender Brincando Blog Aprender Brincando
06 jun

Bienal Brasileira de Design recebe primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil

Novidades da Playmove 11351432_835357359832837_1246136034582705259_n

A cada ano o design está mais presente no nosso dia a dia e ganha mais importância como fator decisivo na competitividade de produtos e serviços, inclusive diante do público infantil. Com o tema “Design para todos”, a Bienal Brasileira de Design traz nesta edição o conceito de design universal, ou seja, o design que promove acesso irrestrito e democrático dos indivíduos a produtos, espaços e serviços. Desenvolvida especialmente para as crianças, levando em consideração a infraestrutura das escolas brasileiras, a PlayTable será um dos destaques da Mostra Criação Catarina, realizada na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a partir do dia 20 de maio. A Bienal ocorre desde a década de 60 para apresentar o melhor da produção nacional na área e neste ano será realizada em Florianópolis, de 15 de maio a 12 de junho. A programação prevê exposições, seminários, ações educativas e interativas.

Segundo o diretor da Playmove – empresa catarinense que desenvolveu a mesa digital -, Marlon Souza, o design da PlayTable foi elaborado levando em consideração três aspectos: segurança, acessibilidade e concepção visual. “Por ser um equipamento eletrônico voltado ao público infantil, é fundamental que seja totalmente seguro. Por isso, garantimos que fosse de plástico, lacrado, resistente e com cantos arredondados”, observa. O design da mesa também foi pensado para ser percebido como um brinquedo pelas crianças e, de acordo com Souza, esse fator tem sido decisivo para tornar o produto mais interessante para esse público, em comparação com outros eletrônicos de modo geral, como tablets e outros computadores. Cerca de 1.000 unidades da PlayTable já estão em uso na rede de ensino pública e privada em todas as regiões do Brasil e a empresa de Blumenau já planeja exportar para outros países da América do Sul, África e Europa.

Lançada no início de 2014, voltada à educação de crianças a partir de 3 anos, a PlayTable também tem ganhado adesão em escolas de educação especial, pois é acessível para crianças com diferentes níveis de deficiência motora ou psíquica. “A tela tem tecnologia de sensor infravermelho, que reconhece objetos de plástico, metal, feltro, entre outros, além do toque do dedo e de outras partes do corpo”, explica Marlon. O diretor observa, contudo, que a tendência é uma diminuição das escolas ou salas de educação especial, a medida que as crianças com necessidades especiais sejam integradas cada vez mais às salas de aula comuns. “Para isso, a PlayTable cumpre um papel importante porque auxilia na educação e na integração social destas crianças junto ao ambiente escolar. Enquanto uma criança brinca na mesa digital, outras observam e participam, garantindo a socialização das crianças com necessidades especiais e auxiliando o trabalho dos professores”, destaca.

A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo de Santa Catarina e realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e pelo Centro de Design Catarina.

Serviço

Design Catarina – Mostra de produtos de design da indústria catarinense
De 2 de junho a 12 de julho
Fiesc – Hall  de eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi – Florianópolis
Horário de visitação: diariamente, das 10h às 18h
Site Bienal: www.bienalbrasileiradedesign.com.br

 

Comentários

Receba as nossas novidades

a gente promete só enviar notícias legais! ;)