Blog Aprender Brincando Blog Aprender Brincando
03 jan

Alfabetização em 2018: saiba como apoiar seu aluno neste desafio

Novidades da Playmove PlayTable-Adelaide_Starke

Aprender a ler e escrever não é um processo simples para as crianças. Durante a alfabetização elas precisam de apoio e suporte dos adultos, especialmente educadores e familiares. Por isso é importante que neste processo sejam apresentadas a elas atividades que facilitem a ajudem a compreensão da alfabetização.

Uma das questões que pode ser uma aliada é o incentivo à comunicação. Rodas de conversa em sala de aula bem como no dia a dia, seja no supermercado ou no parquinho, ajudam os pequenos a desenvolverem melhor a linguagem.

Os desenhos também são ótimas opções, já que através deles a criança se expressa. É importante que tanto os pais quanto os educadores os incentivem não só a desenhar, mas também narrar o que está no papel, apoiando no desenvolvimento da linguagem e das narrativas.

Confira abaixo mais algumas dicas para apoiar seus alunos no processo de alfabetização:

- Não deixe o brincar de lado: na tentativa de fazer com que a criança esteja mais concentrada nas lições, muitos educadores desvinculam a brincadeira da educação. Aplicado de forma correta, o brincar estimula a aprendizagem e é ideal para que a criança se adapte melhor a esta realidade. Nós já falamos aqui no blog sobre a ludopedagogia e como ela é essencial. O mesmo vale para a rotina escolar.

Muitas escolas hoje já apostam em tecnologias e rotinas que valorizem o brincar. No caso da PlayTable, são mais de 800 instituições de ensino usando os games educativos para apoiar as crianças no processo de aprendizagem. Eles estimulam a memorização, a fixação das lições de forma divertida e a absorção do conteúdo com base na rotina e no dia a dia das crianças.

- Crie uma rotina de estudos: se ela for visual, com calendário na parede da sala de aula, melhor ainda Assim as crianças contarão com um apoio para direcionarem seus esforços e não se sentirão tão perdidos em relação às novas tarefas que precisam desenvolver.

- Traga jogos educativos para a sala de aula: games como o Papa-Letras, o Caça-palavras e o Boquinhas, disponível para a PlayTable, irão ajudar as crianças na alfabetização. Os recursos visuais e de áudio ajudam na memorização das palavras, escrita e pronúncia, de uma forma muito mais interessante e atraente para as crianças.

- Leia para o seu aluno: a leitura é essencial neste processo de aprendizagem, assim como a contação de histórias. É um processo importante para a ampliação do vocabulário, estímulo à criatividade e imaginação e fixação de letras e palavras. Este momento deve ser planejado com cuidado, com histórias interessantes e indicadas para a faixa etária da criança. Se estes momentos se tornam prazerosos, ela vai tornar, aos poucos, a leitura um hábito em sua vida. Ao ler, não deixe de lado a entonação de voz, além de apoiar o momento através de recursos visuais.

- Envolva a família na rotina escolar: é muito importante que o que é ensinado em sala de aula seja reforçado também em casa. Por isso, tente sempre que possível envolver pais e responsáveis nas atividades da escola. Seja através de reuniões periódicas, recados na agenda, lições de casa para fazer em conjunto.

O processo de alfabetização fica muito mais tranquilo quando família e instituição trabalham juntos. Na escola, a criança dedica mais tempo para a alfabetização, mas em casa é que poderá desenvolver hábitos que ajudem no processo. Se os pais incentivam e são leitores, os filhos também seguirão este caminho.

 

Comentários

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Receba as nossas novidades

a gente promete só enviar notícias legais! ;)