Blog Aprender Brincando Blog Aprender Brincando
10 nov

4 cursos para professores aprenderem a usar tecnologia em sala de aula

Gestão do ensino infantil

Renovar e atualizar seus conhecimentos é tarefa de todo profissional, principalmente dos docentes e coordenadores de educação. Quem tem a missão de ensinar precisa estar a par de novas técnicas pedagógicas e saber como lidar com as novas gerações. Por isso, o blog Aprender Brincando está sugerindo quatro cursos para professores, online e presenciais, que os ajudem a dominar as tecnologias em sala de aula. Confira a lista:

1) Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação

O curso de extensão é oferecido na modalidade online e é recomendado a professores da Educação Básica, que lecionam em turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, e que têm interesse no uso das tecnologias digitais em sala de aula.

São 50 horas de curso e sua metodologia é baseada na apresentação de videoaulas sobre temas relacionados à implementação do ensino híbrido, enriquecida por depoimentos de professores e alunos e pela análise de experiências realizadas por professores que utilizam a proposta.

Cada um dos módulos é finalizado com um desafio, que é uma proposta de experimentação para que o professor possa aprender na prática a metodologia abordada e compartilhar com outros professores do Brasil suas experiências.

O acesso ao curso, que tem o selo da Fundação Lemann e do Instituto Península, é aberto e gratuito, mas também permite que, mediante pagamento, o professor obtenha uma certificação. Mais informações no site.

2) Ensinando com tecnologia e investigação

Online e gratuito, o curso “Teaching With Technology and Inquiry: An Open Course For Teachers” (Ensinando com tecnologia e investigação: um curso aberto para professores), discute os principais temas relacionados ao uso de tecnologia e técnicas de Aprendizagem por Investigação no ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Desenvolvido pela Universidade de Toronto e disponível com legendas em português, o treinamento dura oito semana e demanda entre três e cinco horas de estudo por semana.

Como ele acontece na plataforma Edx, o ambiente virtual estimula a colaboração entre professores que tenham os mesmos interesses por lecionarem para as mesmas faixas etárias e disciplinas. A criação de novas ideias e estratégias de aula poderá facilmente ser compartilhada entre professores de diversos lugares.

O curso, que em breve abrirá uma nova turma, também oferece a opção de certificação para quem se interessar em inserir esse treinamento no currículo.

3) Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional

Voltado exclusivamente para profissionais da rede pública de ensino, o ProInfo Integrado é um programa de formação para incluir tecnologias da informação à dinâmica pedagógica, tornando-as parte do cotidiano escolar.

São ofertados quatro cursos para professores e outros agentes de educação, com diferentes níveis de aprofundamento, para atender aqueles que têm ou não familiaridade com as novas mídias. São eles:

* Introdução à Educação Digital: tem o objetivo de incluir digitalmente os profissionais da educação. Oferece treinamento para o uso do sistema operacional Linux Educacional, dos softwares livres e da Internet.

* Tecnologias na Educação: oferece subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam aplicar essas ferramentas em sala de aula.

* Elaboração de Projetos: capacita professores e gestores escolares para que eles possam, entre outras ações, analisar o currículo na perspectiva da integração com as TIC; planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC); e usar mapas conceituais na elaboração de projetos que usem tecnologia, para facilitar a aprendizagem.

* Redes de Aprendizagem: prepara os professores para compreenderem o papel da escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de utilizarem as novas mídias sociais no ensino.

Os cursos têm duração entre 60 e 40 horas, e estão focados em professores, técnicos, gestores e outros agentes educacionais das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática pelo ProInfo.

O programa é articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais. Mais informações no site do programa.

4) Curso de formação de professores da Escola Digital

A Escola Digital, criada em 2013 pelo Instituto Inspirare, pelo Instituto Natura e pela Fundação Telefônica Vivo, é uma plataforma que reúne mais de 4 mil objetos digitais de aprendizagem voltados para professores, alunos, pais e redes de ensino, tudo com acesso gratuito. Em setembro deste ano, a entidade lançou um curso online à distância para que os docentes pudessem aproveitar melhor a galeria com centenas de vídeos, animações, games, aulas digitais, infográficos e outros tipos de recursos que estão disponíveis.

Formulado pela educadora Jacqueline Barbosa, professora do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp, o EaD da Escola Digital tem três módulos e é gratuito, totalmente online e o professor escolhe o melhor momento para estudar.

No primeiro módulo, “Currículo e Tecnologia”, é tratado o conceito de cultura digital, ou seja, circulação de informação, formas de comunicação e práticas sociais. No segundo, “Plataforma Escola Digital”, o foco recai sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola, reflexões sobre os recursos digitais de aprendizagem e detalhamento sobre a plataforma. No módulo final, “Planejando com o uso de objetos digitais de aprendizado e ferramentas”, é feita uma análise apurada sobre o uso desses recursos e planejamento de atividades.

O objetivo da formação é melhorar o nível de interação, trabalho colaborativo e protagonismo de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do currículo e do projeto pedagógico, de modo que a tecnologia não seja uma ferramenta eventual, mas esteja integrada com as atividade de sala de aula.

Se você está em busca de cursos para professores, de modo que eles usem tecnologias em sala de aula com maior propriedade, compartilhe seus interesses conosco. Para continuar acompanhando nossas postagens, acesse sempre o blog Aprender Brincando e curta nossa página do Facebook.

Comentários

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Receba as nossas novidades

a gente promete só enviar notícias legais! ;)